de Luciana... | 27/05/2021

ANATOMIA DO CORAO


Quer levar seu canal do YouTube ao próximo nível? Conheça o Like Points, nossa inovadora ferramenta de inteligência artificial integrada com o YouTube. Com uma série de recursos desenvolvidos para impulsionar o crescimento do seu canal, o Like Points é a escolha certa para quem busca destaque e resultados impressionantes. Não perca a chance de transformar seu canal com a ajuda da IA. Descubra mais sobre como podemos ajudá-lo a alcançar o topo: Conheça o Like Points


E aí, tá gostando deste Artigo? Quer aprender mais coisas 100% de graça e em vídeo? Eu tenho um canal no YouTube, e lá eu ensino coisas que só se acha em cursos pagos. E aí, bora se inscrever e aprender mais? Então segue o canal do Youtube aqui: Inscrever no Youtube


Curtiu o conteúdo? Quer ficar por dentro de mais dicas exclusivas e totalmente gratuitas? Siga-me no Instagram! Lá, eu compartilho insights valiosos e conteúdos que você não vai querer perder. Vamos juntos nessa jornada de aprendizado? Siga agora: Seguir no Instagram


https://img.youtube.com/vi/eOlByS55Ut8/0.jpg ANATOMIA DO CORAO
sistema cardiovascular formado pelo sangue, vasos sanguneos e o corao. Esse ltimo rgo o responsvel por impulsionar o sangue pelo corpo graas s contraes vigorosas e rtmicas que realiza.

O corao um rgo muscular que apresenta o tamanho aproximado do punho fechado e pesa at 280 gramas na mulher e 340 gramas no homem. Est localizado entre os dois pulmes, logo acima do diafragma, e possui formato de cone invertido.

Esse rgo est envolvido por uma camada denominada pericrdio, que, por sua vez, formado por uma membrana serosa e pelo saco fibroso, que cobre externamente o corao. Entre essas duas estruturas, encontrado um lquido que possui a funo de lubrific-las.

A parede do corao formada por trs camadas distintas: epicrdio, miocrdio e endocrdio. O epicrdio a camada mais externa e reveste superficialmente o rgo. O miocrdio, por sua vez, est localizado logo abaixo do epicrdio e formado por tecido muscular estriado cardaco. J o endocrdio o revestimento mais interno e formado por tecido conjuntivo e endotlio.

O corao humano, assim como o de outros mamferos, formado por quatro cavidades: trio esquerdo e direito e ventrculo esquerdo e direito. Essas estruturas so separadas em lado esquerdo e direito em razo da presena de um septo que divide o rgo em duas metades.

Separando os trios dos ventrculos, existem valvas que garantem que o sangue no retorne cavidade anterior. Entre o trio e o ventrculo direito, existe uma valva denominada tricspide ou valva atrioventricular direita. J entre o trio e o ventrculo esquerdo, encontramos a valva mitral ou valva atrioventricular esquerda. Na sada do ventrculo direito, existe ainda a valva pulmonar, e na sada do ventrculo esquerdo, encontramos a valva artica. As valvas pulmonares juntamente s articas so denominadas de valvas semilunares.
O sangue chega ao corao por intermdio das veias. A veia cava leva o sangue do corpo at o corao e despeja-o no trio direito. Do trio, o sangue impulsionado para o ventrculo direito e, posteriormente, via artrias pulmonares, bombeado at o pulmo. O sangue no pulmo sofre hematose e retorna ao corao pelas veias pulmonares. O sangue, agora rico em oxignio, lanado no trio esquerdo, que o leva para o ventrculo esquerdo. A partir dessa cavidade, o sangue bombeado para o corpo pela artria aorta. Percebe-se, portanto, que os trios funcionam como cmaras para a recepo de sangue, enquanto os ventrculos atuam na ejeo.

Para que ocorra a contrao e o relaxamento do corao, um conjunto de estruturas desencadeia um estmulo e leva o sangue por todo o rgo. Entre essas estruturas, destaca-se o nodo sinoatrial, que produz impulsos nervosos de maneira espontnea. Esse estmulo propaga-se pelo corao graas outra estrutura denominada de nodo atrioventricular.

Assista também + conteúdos de Luciana simoes
ANIVERSÁRIO DE 10 ANOS NO PARQUE DO BOLINHA GABRIEL
ANIVERSÁRIO DE 10 ANOS NO PARQUE DO BOLINHA GABRIEL

Nenhuma Descrição adicionada

TOP 5 Melhores Sanduicheiras Grill de 2024 | Qual a MELHOR SANDUICHEIRA GRILL em 2024? |Sanduicheira
TOP 5 Melhores Sanduicheiras Grill de 2024 | Qual a MELHOR SANDUICHEIRA GRILL em 2024? |Sanduicheira

Nenhuma Descrição adicionada

CEREBROZEN ⛔⚠️(THE TRUTH)⚠️❌ CEREBROZEN REVIEWS - CEREBROZEN AMAZON - CEREBROZEN HEARING
CEREBROZEN ⛔⚠️(THE TRUTH)⚠️❌ CEREBROZEN REVIEWS - CEREBROZEN AMAZON - CEREBROZEN HEARING

Título:CEREBROZEN ⛔⚠️(THE TRUTH)⚠️❌ CEREBROZEN REVIEWS - CEREBROZEN AMAZON - CEREBROZEN HEARINGDescrição:✅CEREBROZEN OFFICIAL WEBSITE :...

RESULTADO! Curso Online de Informática Sem Segredo Vale Apena? - Professor Lourival Melo
RESULTADO! Curso Online de Informática Sem Segredo Vale Apena? - Professor Lourival Melo

Nenhuma Descrição adicionada

Conheça também

Deixe seu comentário