Jupiter - Caracteristicas e Curiosidades sobre o Gigante Gasoso do Sistema Solar! Like Points

de Leonardo... | 13/08/2021

Jupiter - Caracteristicas e Curiosidades sobre o Gigante Gasoso do Sistema Solar!


Quer levar seu canal do YouTube ao próximo nível? Conheça o Like Points, nossa inovadora ferramenta de inteligência artificial integrada com o YouTube. Com uma série de recursos desenvolvidos para impulsionar o crescimento do seu canal, o Like Points é a escolha certa para quem busca destaque e resultados impressionantes. Não perca a chance de transformar seu canal com a ajuda da IA. Descubra mais sobre como podemos ajudá-lo a alcançar o topo: Conheça o Like Points


E aí, tá gostando deste Artigo? Quer aprender mais coisas 100% de graça e em vídeo? Eu tenho um canal no YouTube, e lá eu ensino coisas que só se acha em cursos pagos. E aí, bora se inscrever e aprender mais? Então segue o canal do Youtube aqui: Inscrever no Youtube


Curtiu o conteúdo? Quer ficar por dentro de mais dicas exclusivas e totalmente gratuitas? Siga-me no Instagram! Lá, eu compartilho insights valiosos e conteúdos que você não vai querer perder. Vamos juntos nessa jornada de aprendizado? Siga agora: Seguir no Instagram


https://img.youtube.com/vi/XrTY--vjjq4/0.jpg Misterios do Universo
Planeta Jupiter - O Gigante Gasoso! Sistema Solar | Astronomia

Jpiter o maior planeta do Sistema Solar, o quinto a partir do Sol e o quarto corpo celeste mais brilhante no cu ? os demais so o Sol, a Lua e Vnus. Foi batizado com esse nome em homenagem ao governante do Olimpo, Jpiter, o deus dos deuses.
A massa de Jpiter 318 vezes superior da Terra e maior que todos os planetas do Sistema Solar juntos. Isso porque, ao contrrio de Mercrio, Vnus, Terra e Marte, Jpiter no possui uma superfcie slido, ele composto por gases como o hlio.
Jpiter, assim como Saturno, exibe um sistema de anis, contudo eles so tnues e menos brilhantes, no observveis a partir da Terra e que s foram descobertos em 1979 pela sonda Voyager 1. um dos quatro Gigantes Gasosos, juntamente com Saturno, Urano e Netuno. Gigantes Gasosos so compostos, principalmente pelos gases hidrognio, hlio e metano e, ainda, um pequeno ncleo slido no interior.

Tem cerca de 143 mil quilmetros de dimetro no equador, o que equivale a 11 vezes mais que o dimetro da Terra. Pra ter uma ideia caberiam 1.300 planetas como a Terra em Jpiter.. Esta situado a uma distncia mdia de 778,3 milhes de quilmetros do Sol.
A atmosfera de Jpiter composta por hidrognio e hlio, tambm so encontrados na atmosfera traos de metano, vapor de gua, amonaco, slicas, carbono, etano, sulfeto de hidrognio, non, oxignio, fosfina e enxofre. Na parte externa da atmosfera h cristais de amnio congelado e traos de benzeno.
A atmosfera do planeta dividida em diversas faixas, em vrias latitudes, resultando em turbulncia e tempestades. A mais conhecida a Grande Mancha Vermelha, descoberta no sculo XVII e cujos ventos chegam a 500 quilmetros por hora. Essa tempestade tem um dimetro transversal duas vezes maior do que a Terra.
A temperatura mdia desse gigante corpo celeste de -110 C. O planeta, cujo formato de uma esfera oblata, tem elevada presso atmosfrica e a intensidade provoca a quebra dos tomos hidrognio, que se transforma em metal.
Jpiter foi observado a primeira vez por Galileu Galilei, em 1610, quando tambm foi possvel a identificao de quatro de seus 79 satlites, Io, Europa, Ganimedes e Calisto. A primeira sonda a visitar Jpiter foi a Pioneer 10 em 1973.
Io a Lua vulcnica - Com um dimetro de 3.643 km, a quarta maior lua do sistema solar.
Europa a lua ocenica - Com um dimetro de 3.121 km, a sexta maior lua do sistema solar
Ganimedes a Lua maior que o planeta Mercrio - Com um dimetro de 5.262 km a maior lua do sistema solar.
Calisto a Lua com mais crateras do sistema solar - Com um dimetro de 4.820 km a terceira maior lua do sistema solar.
O movimento de rotao de Jpiter (deslocamento em torno do prprio eixo) realizado em um tempo equivalente a dez horas terrestres, o movimento de rotao mais rpido dos planetas do Sistema Solar, portanto um dia nesse planeta tem durao de dez horas na Terra. J o movimento de translao (deslocamento em torno do Sol) finalizado em 12 anos terrestres, portanto um ano em Jpiter equivalente a 12 anos na Terra.
A estrutura interna do planeta ainda desconhecida. Estudos apontam para um ncleo slido e rochoso, ou mesmo de gelo, o que explicaria a imensa fora gravitacional desse planeta. Ao redor do ncleo, temos o manto, que possui hidrognio metlico denso. Os estudos com base em sondas fazem-nos acreditar que a temperatura na fronteira entre ncleo e manto seja de 35 mil C.

Curiosidades sobre o maior planeta do Sistema Solar.
? Se morssemos em Jpiter, faramos aniversrio de 12 em 12 anos, tempo de translao do planeta.
? O dia em Jpiter tem 10 horas de durao.
? Europa, uma das Luas Galileanas, pode ter um oceano lquido em sua superfcie.
? Ventos de 600 km/hora so comuns em Jpiter.
? A massa de Jpiter 2,5 vezes maior do que os outros sete planetas do Sistema Solar juntos. Um gigante.
? Caso o interior de Jpiter fosse oco, caberiam 1300 Terras dentro dele.
? um planeta gasoso, como Saturno, Urano e Netuno.

? Jpiter possui a maior velocidade de rotao entre os planetas do Sistema Solar.
? A fora gravitacional em Jpiter de 22,9 m/s, enquanto na Terra essa fora de 9,8 m/s.
? Desde a dcada de 1970, sete sondas j visitaram Jpiter:
- Pionner 10 (1973)
- Pionner 11 (1974)
- Voyager 1 e Voyager 2 (1979)
- Galileo (1995)
- New Horizons e Cassini (anos 2000).

As pessoas tambm pesquisam sobre:
Jupiter, Urano, Netuno, Vnus, Mercrio, Marte, Pluto, Sistema Solar, Terra, Aneis de Saturno, Tit, Sol, Lua, Enclado, Europa, Ceres, ris, Io, Ganmesdes, Via Lctea, Calisto, Cintura de asteroides, Mimas Jpeto, Universo, Espao Sideral.

Msica: https://www.bensound:">https://www.bensound:
bensound-dreams
bensound-onceagain

Assista tambm nossa PlayList:
https://youtube.com/playlist?list=PLs7BnViBP9nS3ZVmR8adJum8pgw6rSuAH">https://youtube.com/playlist?list=PLs7BnViBP9nS3ZVmR8adJum8pgw6rSuAH

Curta e compartilhe.
Inscreva-se no canal.

#Universo #SistemaSolar #PlanetaJpiter

Assista também + conteúdos de Leonardo Araujo dos Anjos
Curso Viver de YouTube do Peter Jordan Ei Nerd é Bom? Viver de Youtube Vale a Pena?
Curso Viver de YouTube do Peter Jordan Ei Nerd é Bom? Viver de Youtube Vale a Pena?

Nenhuma Descrição adicionada

Estrelas que Brilharam no Oscar: A Jornada de 10 Atrizes Negras Vencedoras...
Estrelas que Brilharam no Oscar: A Jornada de 10 Atrizes Negras Vencedoras...

Nenhuma Descrição adicionada

ProDentim review (⚠️NEW ALERT!!) ProDentim Honest review  – Dr. Drew Sutton Dental Health Supplement
ProDentim review (⚠️NEW ALERT!!) ProDentim Honest review – Dr. Drew Sutton Dental Health Supplement

Título:ProDentim review (⚠️NEW ALERT!!) ProDentim Honest review – Dr. Drew Sutton Dental Health SupplementDescrição:✅...

Como Vender em Dólar na Internet [Google]. [Renda Extra]. [Empreendedorismo Digital]
Como Vender em Dólar na Internet [Google]. [Renda Extra]. [Empreendedorismo Digital]

Título:Como Vender em Dólar na Internet [Google]. [Renda Extra]. [Empreendedorismo Digital]Descrição:Como Vender em Dólar na...

Conheça também

Deixe seu comentário