de Nelson... | 06/11/2021

Grandes Mamferos - Baleias (whales)


Quer levar seu canal do YouTube ao próximo nível? Conheça o Like Points, nossa inovadora ferramenta de inteligência artificial integrada com o YouTube. Com uma série de recursos desenvolvidos para impulsionar o crescimento do seu canal, o Like Points é a escolha certa para quem busca destaque e resultados impressionantes. Não perca a chance de transformar seu canal com a ajuda da IA. Descubra mais sobre como podemos ajudá-lo a alcançar o topo: Conheça o Like Points


E aí, tá gostando deste Artigo? Quer aprender mais coisas 100% de graça e em vídeo? Eu tenho um canal no YouTube, e lá eu ensino coisas que só se acha em cursos pagos. E aí, bora se inscrever e aprender mais? Então segue o canal do Youtube aqui: Inscrever no Youtube


Curtiu o conteúdo? Quer ficar por dentro de mais dicas exclusivas e totalmente gratuitas? Siga-me no Instagram! Lá, eu compartilho insights valiosos e conteúdos que você não vai querer perder. Vamos juntos nessa jornada de aprendizado? Siga agora: Seguir no Instagram


https://img.youtube.com/vi/VgLFGt9jRG4/0.jpg As baleias so mamferos pertencentes ordem dos cetceos, que dividida em duas subordens: Myscticeti (baleias de barbatanas) e Odontoceti (baleias com dentes). H em torno de 14 famlias vivas, divididas em 43 gneros e 86 espcies. So seres que evoluram do meio terrestre para o aqutico e realizam todas as suas atividades (reproduo, alimentao, descanso, etc.) na gua. As baleias ocupam todos os oceanos do mundo e as atuais parecem ter se originado a partir da ordem dos Artiodactylas, passando para a gua h cerca de 50 milhes de anos atrs.


Mysticeti: so caracterizadas por possurem barbatanas na regio bucal, estruturas de queratina do tipo cerdas. Estas funcionam na filtrao da gua para conseguirem alimento. So as maiores espcies conhecidas. Exemplo: Baleia-azul, maior animal vivo.

Baleias so praticamente sem pelos (alguns jovens possuem em algumas partes do corpo), amamentam e so endotrmicos, como todos os mamferos. Possuem adaptaes ao meio aqutico, como o corpo fusiforme, parecido com de um peixe, os membros anteriores lembram um remo, prprio para o nado, os membros inferiores so vestigiais, possuem uma cauda com lobos horizontais que tambm auxiliam no nado. Corpo contm uma camada espessa de gordura subcutnea, que auxilia na flutuao e o mantm aquecido. As narinas ficam no topo da cabea, respiram por pulmes, o pescoo encurtado e no tm glndulas sudorparas.
Odontoceti: so baleias que possuem dentes e se alimentam de animais maiores, como lulas e peixes. Exemplo: Cachalote-ano e golfinho.

So animais grandes, com espcies que podem pesar at 180 toneladas e medir at 30 metros. Sobem superfcie e respiram pelas narinas, soltando um jato de ar quente (vindo dos pulmes), que condensa com o choque de temperatura na superfcie, parecendo um jato de gua. Quando mergulham conseguem ficar longos perodos sem respirar (cachalote pode ficar at trs horas sem respirar) porque possuem sistema circulatrio e respiratrio mais eficientes do que outros mamferos: em profundidade o batimento cardaco cai e h menor gasto de oxignio, alm de terem o dobro de eritrcitos e hemoglobina para o transporte de oxignio.

Comunicam-se por vocalizaes e usam a ecolocalizao para orientao. Depois dos primatas, existem espcies que so consideradas as mais inteligentes entre os mamferos.

Reproduo
Cada espcie tem uma caracterstica diferente, alm de ser difcil o estudo do comportamento destes animais. A maioria das espcies tem uma nica estao reprodutiva por ano, fmeas acasalam geralmente com mais de um macho em cada estadia. As fmeas reproduzem de um at seis anos, sendo que a gestao dura de 10 a 17 meses. Os filhotes nascem normalmente na estao quente e j saem nadando. So cuidados pela me de seis meses a mais de dois anos, dependendo da espcie. Ganham peso rapidamente: filhotes de baleia azul ganham em torno de 90 kg por dia, mas demoram pelo menos dois anos para alcanarem a maturidade sexual, sendo que algumas espcies s depois dos dez anos de idade. Devido dificuldade de estudo sobre esses animais, complicado saber a idade exata que alcanam, mas h registros com espcies que vivem perto dos cem anos.

Podem viver isolados, como em grupos de dezenas a centenas, dependendo da espcie. Algumas espcies permanecem dentro de uma rea toda sua vida, mas existem as que migram sazonalmente entre as reas de alimentao nas regies temperadas at as reas tropicais de reproduo. Baleias dormem, mas acredita-se que um hemisfrio cerebral de algumas epcies dorme e o outro no, para no se afogarem e se manterem alertas.

Se voc gostou do vdeo deixe seu like e se inscreva no canal.

Whales are mammals belonging to the order of cetaceans, which is divided into two suborders: Myscticeti (finned whales) and Odontoceti (toothed whales). There are around 14 living families, divided into 43 genera and 86 species. They are beings that evolved from the terrestrial to the aquatic environment and carry out all their activities (reproduction, feeding, rest, etc.) in the water. Whales occupy all the world's oceans and the current ones seem to have originated from the order of Artiodactylas, passing into water about 50 million years ago.


Mysticeti: ??are characterized by having fins in the buccal region, bristle-like keratin structures. These work by filtering water to get food. They are the largest known species. Example: Blue whale, largest living animal.

Assista também + conteúdos de Nelson Rodrigues Lagoa Filho
Top 10 Vídeos Engraçados Try not to laugh Cats And Dogs Funny Cats Funny Dogs Funny Animals
Top 10 Vídeos Engraçados Try not to laugh Cats And Dogs Funny Cats Funny Dogs Funny Animals

Top 10 Vdeos Engraados | Try not to laugh | Cats And Dogs |Funny Cats...

🎯 CUPOM AMAZON, LIVROS, PRIMEIRA COMPRA, FRETE GRATIS, APP| Cupons Amazon | CUPOM AMAZON 2024
🎯 CUPOM AMAZON, LIVROS, PRIMEIRA COMPRA, FRETE GRATIS, APP| Cupons Amazon | CUPOM AMAZON 2024

Título:🎯 CUPOM AMAZON, LIVROS, PRIMEIRA COMPRA, FRETE GRATIS, APP| Cupons Amazon | CUPOM AMAZON 2024Descrição:👉...

Отвергни современность! Примите истинную МУЖЕСТВЕННОСТЬ | Психология | Стоицизм
Отвергни современность! Примите истинную МУЖЕСТВЕННОСТЬ | Психология | Стоицизм

Nenhuma Descrição adicionada

TOP 5 Melhores Travesseiros para uma noite de sono tranquila!
TOP 5 Melhores Travesseiros para uma noite de sono tranquila!

Título:TOP 5 Melhores Travesseiros para uma noite de sono tranquila!Descrição:TOP 5 Melhores Travesseiros para uma...

Conheça também

Deixe seu comentário